Lake Nona

A Cidade Médica de Orlando

Partindo da teoria comprovada de que quando centros de pesquisa estão localizados próximos um aos outros, as inovações e descobertas acontecem mais rapidamente, em 2005 começou a ser delineada a idéia de uma cidade médica em Orlando.

Inicialmente com uma doação de terra de 20 hectares para a Universidade da Flórida Central construir sua faculdade de medicina, e posteriormente com a aquisição pela universidade de mais 10 hectares para a construção de um hospital, teve início a formação da cidade médica

Hoje em uma área de mais de 260 hectares, a área inclui os seguintes centros:

  • Sanford-Burnham Medical Research Institute – Base da costa leste do renomado centro de pesquisas de San Diego. Mais de 300 pesquisadores e cientistas trabalham no centro do Lake Nona. O centro possui um dos únicos laboratórios com teste robotizados do país.
  • University of Central Florida College of Medicine and Burnett School of Biomedical Sciences – Staff de mais de 1000 profissionais,  2400 estudantes da faculdade, além de mais de 300 pós graduandos, sendo quase 70 em doutorados.
  • Nemours Children’s Hospital – Hospital, campus e clínica de um dos maiores sistemas pediátricos dos EUA.
  • University of Florida Academic and Research Center – 100 mil pés quadrados formam o campus de medicina da mais antiga universidade pública da Flórida.
  • Valencia College at Lake Nona – Um dos 5 campus da faculdade pública de Orlando.
  • Veterans Affairs Medical Center (ainda em construção). Ao custo de 650 milhões de dólares, o hospital top de linha vai cuidar de mais de 400 mil veteranos que vivem na Flórida Central.

A expectativa é de que após a conclusão, a cidade médica crie 30 mil empregos diretos, sendo 5 mil de profissionais graduados de alto nível, e que tenha um impacto de mais de 7 bilhões de dólares na economia local na próxima década. Segundo especialistas, a cidade médica pode chegar a ter um impacto econômico para Orlando tão importante quanto os parques temáticos.

Lake Nona é mais do que um centro médico. É uma cidade acadêmica, de pesquisa e de tratamento state-of-the-art, de ponta, sem igual.

Foram 3 bilhões de dólares em investimentos e doações, e apesar do período difícil após a crise de 2008 quando as doações e incentivos sofreram uma pausa considerável, a cidade passou no teste e saiu fortalecida da crise.

Além da Medicina:

A USTA, associação americana de Tênis está construindo seu novo centro em Lake Nona, que vai substituir seu antigo centro em Boca Raton. Serão mais de 100 quadras de tênis em um campus de 63 acres. Deve ser inaugurado em 2016.

O clube de golfe de Lake Nona, que já existia antes da cidade médica,  é considerado um dos melhores do país.

Hotéis e mais centros comerciais novos estão sendo construídos.

De acordo com o New York Times, Orlando agora tem uma nova atração. A atração médica. A Forbes diz que Lake Nona pode causar uma transformação a Orlando maior do que foi transformação da cidade com a  abertura da Disney World nos anos 70.

Ainda de acordo com a Forbes, outros centros tecnológicos já foram criados, mas sem todo esse sucesso, pois nenhum foi pensado de uma forma tão completa, incluindo planejamento tecnológico, residencial e comercial, tendo em mente a qualidade de vida de seus residentes.

A revista segue mostrando que esse sucesso de Lake Nona provavelmente não será repetido em outras experiências. Para chegar aonde chegou foram necessários: visão, espaço, idéias, investimentos, e principalmente doações sem esperança de retorno rápido, como foi o caso do bilionário americano Joe Lewis do Tavistock Group. Lewis foi o grande idealizador do projeto e doou grande parte da área, além de recursos para que o projeto pudesse se materializar.

Por ser uma área nova, muito bem planejada, com uma oferta de serviços completa, e escolas públicas de primeira linha, Lake Nona está atraindo novos residentes fora da área médica. Com isso está se formando um efeito de bola de neve no desenvolvimento positivo da área. Melhores condomínios, melhores serviços, melhores restaurantes, melhores escolas, melhores oportunidade de trabalho. A área ao redor foi muito bem pensada. Vários pequenos bairros com centros comerciais e vários serviços disponíveis, desenhados para dar acesso a pé dos condomínios e apartamentos. Já são mais de 44 milhas de ciclovias e trilhas.

Dentro dos condomínios de Lake Nona o que se vê na maioria são profissionais jovens e famílias com crianças. Se vê muita gente fazendo atividades ao ar livre, como corridas, caminhadas, gente andando de bicicletas, jogando tênis. A idéia que se tem é de uma cidade saudável, jovem e vibrante. Muitos condomínios oferecem uma arquitetura americana, bem diferente do que se vê na Flórida, criando um ar de diferenciação de outras áreas residenciais.

Apesar de estar a 20 milhas da Disney (cerca de meia hora de carro), Lake Nona passou a ser uma grande alternativa para quem quer casa em Orlando em uma área mais afastada do mundo turístico da cidade e dos parques. Lake Nona está ao lado do aeroporto de Orlando.

Mesmo que tenha casa em Orlando em outras áreas, ou que venha a passeio para a cidade, vale a pena conhecer essa cidade planejada e assim entender como foi possível todo esse sucesso em tão pouco tempo.